Vantagens do aleitamento materno



As vantagens do late humano sobre o leite de outros animais, designadamente o leite de vaca dos substitutos do leite materno e apesar de todas as modificações e melhoramentos Que este sofreu através do tempo e graças à tecnologia, são tunda mentalmente três:

1. As proteínas são humanas, portanto adequadas â espécie humana, o que tem grandes Implicações a nível do muito menor desenvolvimento de doenças alérgicas.

2. O leite humano tem anticorpos, enzimas, e muitos outros elementos- «vivos», que não existem no leite comercial, e que aludam a melhorar a imunidade do bebé, numa altura em que ele está especialmente carente e vulnerável, bem como auxiliam a digestão do próprio mito De qualquer modo não esqueçamos que esses elementos passam durante os nove meses de gravidez e que, portanto, o bebé não está «a zero» em termos de defesas.

3. A experimentação olfativa e de pala dar que a criança alimentada ao perto tem, 6 incrivelmente mais vasta do que a monotonia da alimentação com substitutos do leite materno. Há cada vez mais factos científicos, fundamentados por estudos, onde se relaciona o desenvolvimento da memória com as experiências olfativas.

Não insistirei noutras vantagens, muitas vezes referidas, como a relação de afeto entre a mãe e o filho porque, com toda sinceridade, creio que se pode estabelecer essa mesmíssima relação através de um biberão, desde que dado com amor.

No entanto, tem-se demonstrado cientificamente que os bebés alimentados com leite humano têm menores probabilidades de ter gastroenterites, infeções respiratórias e alergias, comparativamente com os bebés alimentados a biberão. Claro que falamos de probabilidades e não de certezas, pelo que não devemos considerar à partida o leite humano como um «passaporte para a felicidade» ou os seus substitutos como «uma certeza de doença».

Comentários

Vantagens do aleitamento materno | Para Pais.