Tive vários abortos e o meu médico indicou-me a um especialista genético – porquê?



Um especialista genético é um profissional altamente qualificado que apoia as famílias antes e depois da concepção.
Muitas vezes, o aborto é causado por uma anomalia genética no óvulo fertilizado ou embrião.
Isto é pouco provável e pode afectar qualquer mulher.
Contudo, se uma mulher tiver abortos recorrentes, é possível que seja portadora de um problema genético. As mulheres e os seus companheiros são recomendados a um especialista genético se um deles tiver um problema que possa afectar os futuros filhos ou as hipóteses de engravidar ou de continuar com a gravidez (pois o mais certo será abortar ou ser-lhes indicado terminar com a gravidez).
Por exemplo, se houver um historial de anemia falciforme, um distúrbio sanguíneo que cause anemia crónica e aumente o risco de parto pré-termo e problemas de saúde do bebé, poderá ser que um deles ou ambos seja portador de um gene que pode afectar o bebé.
Um especialista genético ajuda-os a perceber como os vossos genes podem afectar a concepção e a gravidez e informa sobre os exames disponíveis para determinar se um feto está afectado. O especialista discutirá uma série de questões, incluindo questões morais e éticas relacionadas com os exames genéticos, pois é normal os casais sentirem stress, culpa e confusão neste tipo de situações.

Comentários

Tive vários abortos e o meu médico indicou-me a um especialista genético – porquê? | Para Pais.