Temperamento e Educação



Educação – um desafio…

O vosso filho vai certamente ser uma grande pessoa. Guarda ferroviário ou primeiro-ministro, educador de infância ou presidente da república, gestor, médico, agente da autoridade ou metalúrgico.
Para bem dele, vosso e de todos em geral convém que venha a ser um adulto calmo, seguro de si, tolerante, democrata e humanista, um cidadão equilibrado e emocionalmente inteligente.

O mais importante é viverem a vossa parental idade sem medo, sem receio de serem «maus país» ou preocupações de serem «pais perfeitos». Sejam pais. Apenas.
E usem da vossa criatividade e de métodos imaginativos para educarem filhos emocionalmente inteligentes, racionais e intuitivos, que gostem de si próprios e dos outros e que os respeitem. Que aprendam a gerir as contrariedades e os limites com tranquilidade. Que ouçam mais reforços positivos e afetivos do que críticas negativas e humilhações, que não passam, afinal, de um exercício de poder em tudo semelhante ao que os vossos filhos pretendem desenvolver e que os pais verberam.

Comentários

Temperamento e Educação | Para Pais.