Sobre Nós

Este site é um guia equilibrado entre respostas que tranquilizam os pais em áreas que necessitam de ser orientadas por faróis de referência. Simultaneamente, abre áreas de incerteza e desconhecido, levantando questões que se encontram embrenhadas no que há de mais profundo em cada um e em cada família: a sua relação com o mundo, com os outros, consigo próprio e com os afetos.

Quem são os nossos filhos? Claro que cada um é diferente, único e insubstituível. Mas por que linhas gerais vão passando, ao longo dos anos? Que características do seu desenvolvimento e crescimento? Quais os sinais de alarme? Se uma coisa está bem para o Manel, que tem 1 ano e meio, esse comportamento no Tiago, que tem 4 anos, será normal? Com que idade deixam de fazer birras, se é que alguma vez deixam? E o que fazer quando desligam a televisão «no momento do penalti»? Ralhamos, ignoramos, damos mimo? Insistimos para comer ou deixamo-los escolher? Existem horas para ir para a cama? E, se são de várias idades, devem ir todos ao mesmo tempo? Quando podem começar a tomar banho sozinhos?
Tantas questões, e inerente a todas, como se de um guarda-chuva se tratasse, a eterna dúvida: somos bons pais? Os nossos filhos gostam de nós? Quantos erros cometemos cada dia? Às duas primeiras posso já responder com um rotundo -sim-, à terceira digo: erros provavelmente nenhum, dado que quando se opta por um determinado comportamento faz-se acreditando que se está a lazer o melhor, portanto não é um erro, quanto muito uma falha estratégica. E se dermos por estes e tentarmos corrigirmo-nos e aperfeiçoarmo-nos, quase que poderíamos dizer que somos -pais perfeitos», mas não o sendo (felizmente), somos os melhores pais que os nossos filhos poderiam ter E eles sabem-no.

Iremos percorrer algumas questões úteis e práticas, quer sobre a gravidez, quer sobre a criança. Seja para compreender o «fenómeno», seja para lidar com aspetos do dia-a-dia. O objetivo é que percam pouca energia com coisas banais e minudências, para que possam poupar as vossas reservas de tempo, espaço, tranquilidade, disponibilidade e prazer para o que é realmente essencial. A vida é curta, e eles crescem num instante…

Sobre Nós | Para Pais.