Sabonete, gel de banho e champô



Muitos pais têm dúvidas sobre se hão-de usar sabonete, gel de banho ou qualquer produto especial, de venda em farmácias.

Há claramente que distinguir, não apenas as idades como o facto de a criança ter ou não alergias ou antecedentes alérgicos. Caso não haja nenhuma reação a produtos, a partir dos 2 anos poder-se-á usar um tecíveis, com cheiro e sabor a morango ou pêssego, por exemplo, porque a criança pode ter vontade de os comer (se tal acontecer, numa quantidade grande, não dêm água, por- que pode fazer espuma e inalar, e telefonem imediatamente para o Centro de Informação Anti-Venenos ou para o 112).

A diferença entre o gel e o sabonete não é, no aspeto de limpeza, nenhuma, mas, para além dos gostos pessoais, há que pensar nos eventuais acidentes devidos a escorregadelas (essencial, portanto, ter um piso antiderrapante, mas mesmo assim há que ter cuidado com o facto de a pele da criança se tornar mais esguia e poder escapar das mãos).

O uso de dispensador é bom, porque permite a dosagem certa e é prático para quem só tem duas mãos e uma criança agitada (feliz ou irritada, mas sempre agitada) no banho. Os dispensadores que se prendem à parede são os ideais.

Quanto ao champô, deve optar-se por um que não faça arder os olhos e nos mais crescidos, que muitas vezes inventam o «drama» do champô para se esquivarem do banho, arranje uma pala ou uns óculos de piscina, porque acaba por introduzir um elemento engraçado e de brincadeira. Não será disparate aquecer o champô mergulhando previa- mente o frasco em água quente do banho ou, no lavatório, porque há crianças que detestam a sensação de uma coisa fria a escorregar-Ihes pelo pescoço.

O uso de amaciador é recomendável, porque pentear é sempre um momento difícil quando o cabelo é fino, como acontece em quase todas as crianças, especialmente se for encaracolado, em que a escova ou pente se prende, podendo o amaciador reduzir essa eventualidade.

Se notar alguma manifestação alérgica, considere mudar de produto – pode ser da fragrância ou da própria composição- e nesse caso escola um produto de cosmética da farmácia, para eles alérgicas.

Comentários

Sabonete, gel de banho e champô | Para Pais.