Refeições em saudável partilha e sem a Dona Televisão



As refeições partilhadas são um bom fator protetor na vida das crianças. E a solução não é difícil nem cara. Porque não, por exemplo, instituir a regra de desligar o televisor à hora do jantar e conversar, podendo dar mais atenção aos pequeninos que, logo a partir do ano e meio, já podem comer à mesa com os pais? 0 que é que se perde? E o que é que se ganha?

A hora das refeições deveria ser um momento sagrado, ritualizado, partilhado. Mesmo atendendo ao ritmo de vida das atuais famílias, é possível criar o hábito de fazer pelo menos uma refeição por dia em conjunto, com calma, e pelo menos uma mensal de toda a família. O homem é um animal gregário e necessita de o ser.

As crianças sabem que não apenas o corpo precisa de alimento.

Conselho

Habituem-se a pedir aos vossos filhos, desde pequenos, para dizerem duas coisas que correram bem nesse dia (que lhes deram alegria, que fizeram bem, em que se superaram a eles próprios) e duas coisas que correram menos bem. Já terão assunto de conversa para o jantar todo, e eles vão estar atentos e beber as vossas palavras… porque se interessaram por eles e pela vida deles, mas não de uma forma intrusiva. Deram-lhes espaço e revelaram disponibilidade…

Comentários

Refeições em saudável partilha e sem a Dona Televisão | Para Pais.