Porque é que os bebés pequenos sofrem de obstipação?



Uma das queixas mais frequentes dos pais de bebés no primeiro semestre de vida (mas não só) é a «prisão de ventre». Os leites comerciais, mais uma vez, são responsabilizados por esta situação embora se registem alguns casos de bebés amamentados que também têm obstipação.

É difícil definir o que é obstipação, para além daqueles casos que são tão evidentes que não deixam dúvidas a ninguém: dias e dias «sem fazer» ou fezes duras, tão duras que podem provocar lacerações.

Existe um padrão familiar de «trânsito intestinal». Há famílias de pessoas obstipadas, situação esta muitas vezes agravada pelo tipo de dieta actual, pobre em fibras e exagerada em alimentos ultrarefinados. Há outras onde isto raramente ocorre.

Nos bebés pequenos, sobretudo nos primeiros meses, até começarem a comer purés de legumes, a obstipação é muito frequente, causando mal-estar e cólicas.

O que fazer?

Há várias maneiras de tentar minimizar a obstipação- Para além dos diversos medicamentos que poderão ser receitados pelo médico assistente, ainda se pode fazer uso da sonda de gases, um tubo de borracha que se insere no ânus da criança e que permite expelir os gases e ajudar a sair as fezes. É geralmente eficaz e não tem tanto risco de traumatismo como o uso do termómetro ou as cânulas rígidas, dado que é mais flexível. Os supositórios de glicerina e os microclisteres poderão ser usados se a criança já está há vários dias sem defecar e com mal-estar evidente.

É preciso algum cuidado com os laxantes, dado que podem provocar irritação intestinal, com períodos alternados de fezes diarreicas e obstipação não devem ser utilizados sem ser por indicação médica.

É também conveniente os pais irem tomando algumas notas dos ritmos de dejeções do bebé, da consistência e cor das fezes e do que fizeram em termos de intervenção. Esta informação ajuda muito o médico na tomada de decisão, porque uma coisa é uma criança que faz só de dois em dois dias mas com consistência mole, outra é uma que tem as fezes duras. Por outro lado, é bom saber que a cor depende muito do tempo de estadia dentro do intestino – quanto mais tempo aí estiver (o que acontece quando as crianças são obstipadas) mais esverdeado ficará.

Se o bebé tem obstipação e as fezes são duras, podem aparecer pequenas fissuras anais que sangram e surgem na forma de raios de sangue vivo que envolve as fezes.

São situações que impressionam os pais mas que não são graves, curando-se habitualmente com uma pomada. Em todo o caso, convém sempre tentar entrar em contacto com o médico assistente do bebé.

Comentários

Porque é que os bebés pequenos sofrem de obstipação? | Para Pais.