Por vezes sinto-me desfalecer – o que pode causar isso?



Sentir-se desfalecer ou ter tonturas é bastante comum na gravidez pois as hormonas da gravidez causam relaxamento e alargamento nos seus vasos sanguíneos.
Embora isto aumente o fluxo sanguíneo para o bebé, também tem o efeito de abrandar o fluxo sanguíneo para o seu corpo, o que pode levar a uma quebra da tensão arterial, conhecida como hipotensão.
Embora, em princípio, isto não seja um risco pode causar sensação de desmaio, em geral quando se levanta com muita rapidez depois de ter estado sentada ou deitada.
Outras causas de desmaio incluem deitar-se de costas (pois isso pode causar pressão nos grandes vasos sanguíneos que fazem o retomo do sangue ao coração, provocando uma descida de tensão que por seu turno causa a sensação de tonturas e desmaio), falta de alimento ou bebida, calor demasiado, e respiração rápida (hiperventilação).
Por vezes a sensação de desmaio pode ser mais séria. Se a sensação não passar depois de comer, de beber água, de se refrescar ou de se levantar lentamente, vai precisar de investigar a situação e deverá pedir conselho à sua parteira ou ao seu médico pois isso poderá ser devido a anemia e poderá precisar de tratamento na forma de comprimidos de ferro.

Comentários

Por vezes sinto-me desfalecer – o que pode causar isso? | Para Pais.