Perguntas e Respostas sobre Desenvolvimento



Com que reflexos nasce o meu bebé?

Nasce com o reflexo de sucção que consiste em três movimentos diferentes da boca e da língua, os quais provocam uma aspiração potente. Outro reflexo é a procura do seio materno: o bebé mexe a cabeça de um lado para o outro, abrindo a boca, numa tentativa de encontrar o mamilo. Um reflexo que entusiasma os pais é o da marcha automática. Posta de pé a criança esboça passadas, do mesmo modo que, mantido à superfície da água, agita os braços e as pernas, simulando nadar. Na posição de sentado, o recém-nascido é também capaz de ensaiar tentativas de segurar a cabeça em posição vertical.
Outro reflexo muito conhecido é o da preensão. Basta tocar na planta do pé ou na palma da mão de um bebé para ele fechar automaticamente os dedos com força. Acariciando o lado contrário – o dorso do pé ou da mão – a criança abre os dedos. O reflexo do abraço, ou de «Moro» (em homenagem ao pediatra que o descreveu), é um reflexo de defesa, que por vezes assusta os pais. Deixando cair a cabeça para trás, o recém-nascido estende o pescoço, abre e fecha os braços e as pernas e agita-se.

O meu bebé vê quando nasce?

Apesar de poder haver ainda uma certa dessincronização dos movimentos oculares, a criança é capaz, desde os primeiros dias de vida, de encontrar o objecto que se desloca e, inclusivamente, de movimentar a cabeça para melhor seguir o objecto. Esta atividade exige a atenção completa do bebé e implica a existência de mecanismos de controlo complexos. A visão a cores só se estabelece cerca dos 4 meses de vida.

Posso tirar fotografias ao meu bebé?

Já repararam que, quando se tira uma fotografia a uma criança, os olhos ficam sempre encarnados? Essa tonalidade encarnada/alaranjada corresponde, nem mais nem menos, à imagem dos vasos sanguíneos da retina. Entre o disparar a máquina e o impressionar da película ou do chip, a luz tem tempo de ir, bater na retina e voltar. Só depois os olhos se fecham. É, no fundo, como se estivéssemos a fazer um exame ao fundo do olho, como os oftalmologistas fazem. Isto quer dizer que, cada vez que tiramos uma fotografia a uma criança, estamos a sujeitar a retina a uma estimulação luminosa fortíssima, intensiva e brusca. Que não é nada recomendável, se pensarmos que os vasos da retina e a própria retina estão em formação.

O meu bebé deve usar óculos escuros no Verão?

Os olhos das crianças não conseguem filtrar este tipo de radiação, pelo que ela entra mesmo até à retina, sobretudo quanto mais novo for o bebé, e a repetição desta exposição, ao longo dos dias, pode causar queimaduras irreversíveis que, anos mais tarde,ocasionarão problemas complicados de visão. É por isso altamente recomendável que as crianças, desde bebés, usem óculos escuros na praia e sempre que os dias estejam luminosos, mesmo no dia-a-dia.

O bebé sente o cheiro da mãe?

A criança possui, desde os primeiros dias, um olfacto suficientemente apurado para reconhecer o cheiro da mãe. Alguns autores pensam, inclusivamente, que o olfato pode estar mais desenvolvido nos recém-nascidos do que nas crianças de mais idade.

Quando é que o bebé começa a sorrir?

O primeiro sorriso aparece cerca das seis semanas. O sorriso intencional, porque antes há sorrisos esporádicos que se crê serem mais aleatórios do que expressos.
É fácil perceber que o sorriso é intencional, porque não é apenas a boca que se abre os olhos brilham, o corpo agita-se e o bebé irradia felicidade.

Como posso ver se o meu filho ouve bem?

Logo depois de nascer pode avaliar-se a audição do bebé, provando que volta nitidamente os olhos ou a cabeça na direcção do som. Por outro lado, ruídos inesperados (como o estrondo de uma porta a fechar-se) provocam uma reacção de agitação ou «sustos» (reflexos de Moro) enquanto barulhos rotineiros e mantidos (como o som de um aspirador) não lhes provocam qualquer reacção.

Quando começam a dar os primeiros passos?

Como tudo no desenvolvimento, pode variar, mas normalmente e fugindo sempre à palavra normalidade, por volta dos 12 meses.

E se ele tiver 18 meses e não andar?

Pode-se afirmar que a maioria das crianças que não andam até aos 18 meses são perfeitamente saudáveis e isso não corresponde a nenhum problema. Os sinais de alarme relativamente ao desenvolvimento infantil deverão ser vistos numa perspectiva global: se a criança não anda, não fala, já teve atrasos noutros parâmetros, enfim, se o seu desenvolvimento global está perturbado, então já é mais provável repito, provável, que exista um problema.

Quando deve usar sapatos?

Muitos pais, na ansiedade de ver os bebés a andar, começam a pôr-lhes sapatos cedo demais. Antes dos 12-18 meses não há necessidade de sapatos, a não ser em ocasiões especiais – festas, saídas, etc.
Preferencialmente o bebé deve andar descalço, com meias antiderrapantes se o solo estiver frio

Quando começam a dizer as primeiras palavras?

As primeiras palavras, com sentido, são geralmente ditas com cerca de um ano de idade. É fundamental estabelecer a comunicação com o vosso filho, quer verbal, quer não verbal. No que toca à fala aconselho a que falem com ele, cantem, contem histórias, expliquem o que estão a fazer…

Há diferença entre o desenvolvimento de uma rapariga e de um rapaz?

Existem algumas diferenças marcadas entre os sexos, em algumas áreas do desenvolvimento, como é o caso da destreza física, da linguagem verbal, da percepção cognitiva, e também em áreas do temperamento, como o sentido da responsabilização, a maturidade psicológica e afetiva, o adiamento da recompensa.
Sabe-se também que as raparigas são mais precoces no gatinhar e no andar. E dizem geralmente primeiro algumas palavras e pronunciam-nas melhor.

Como posso ver se o meu filho está a desenvolver-se corretamente?

Cada bebé tem o seu ritmo. Uns ocupam-se de uma área do desenvolvimento de cada vez. Outros evoluem gradualmente em várias. Mas não se preocupem, pais, no final, todos chegarão onde devem chegar. Não devem entrar em comparações porque, e mais uma vez, cada bebé é um bebé único e incomparável.

Quando é que o meu bebé começa a rodar sobre si próprio e a sentar-se sozinho?

Por volta dos seis meses de idade. Aos nove meses, já se sentam sem ajuda durante 10 a 15 minutos, mantendo o equilíbrio, sentado, enquanto faz outras atividades (tentar agarrar um boneco, por exemplo).

O que é o teste do pezinho?

Trata-se de um rastreio de doenças que estão numa fase latente e que, se forem diagnosticadas precocemente, têm soluções que permitem ao bebé não vir a sofrer as consequências (geralmente muito graves) da doença deixada «à solta». Deve ser feito entre
o 4.° e o 7.° dia.

Comentários

Perguntas e Respostas sobre Desenvolvimento | Para Pais.