Pele



O que é a crosta láctea?

Muitos bebés, especialmente no primeiro ano de vida, têm na cabeça umas crostas amareladas, que às vezes preocupam os pais, especialmente pelo seu aspecto mais ou menos repelente. Trata-se da crosta láctea, uma situação em que se forma uma espécie de escamas que custam a sair com os produtos de limpeza tradicional. Não se sabe ao certo porque ó que isso acontece mas pensa-se estar relacionado com as gorduras do leite, seja ele materno ou um dos seus substitutos.

Existem produtos próprios que, aplicados duas vezes ao dia, durante três a quatro dias, resolvem a situação. O óleo de amêndoas doces, usado geralmente pelos pais, não é muito eficaz. Por outro lado, não convém forçar a extracção das crostas porque pode provocar pequenas feridas na cabeça.

Se o vosso bebé tiver crosta láctea, informem-se junto do médico assistente. Há algumas pomadas «mal-cheirosas» (à base de enxofre) que são muito eficientes, mas já existem outras, no mercado, que evitam esse cheirinho a diabo que, frequentemente, afasta os pais de um tratamento prolongado. Ao fim de três ou quatro dias de tratamento a crosta láctea passa, embora possa voltar de quando em quando. Geralmente, por volta dos 8, 9 meses, desaparece.

Comentários

Pele | Para Pais.