Os plásticos



O plástico é um produto derivado do petróleo. Na sua forma atual, o plástico não é biodegradável, o que não sucede por acaso é mesmo para evitar que as coisas construídas em plástico se partam, quebrem, rachem, etc.

Os problemas enormes de acumulação de lixo plástico, agravado pela tendência atual da sociedade de «usar e deitar fora», levou os cientistas a tentarem novamente produzir plásticos biodegradáveis, que desapareçam sob o efeito da luz do sol. A tarefa tem sido difícil. Consegue-se reduzir o plástico a partículas pequenas (invisíveis a olho nu), mas elas estão lá todas…

Alguns plásticos podem levar mais de 400 anos para se desintegrar.

Quando se queima o plástico produzem-se dioxinas, produtos químicos tóxicos (50 000  vezes mais do que o cianeto!) e que não são biodegradáveis e perduram no ambiente. As doxinas são também produzidas pela combustão da gasolina com chumbo, pelo papel branco tratado com lixívia, por algumas fraldas de papel, de maneira que, se usarmos papel normal, gasolina sem chumbo e reciclarmos os plásticos, estamos a contribuir para diminuir em muito a poluição plástica.

Comentários

Os plásticos | Para Pais.