Os gritos estão a mexer com os meus nervos – que devo fazer?



Na maior parte das vezes, um bebé que chora muito não se prejudicará a si mesmo, mas pode causar stress e preocupação em si. Se o seu bebé resistir a todos os esforços que faz para o acalmar, pode ser difícil não se sentir rejeitada e frustrada. Os pais por vezes culpam-se, julgando que estão a fazer alguma coisa de errado. Se achar que está a ir de encontro a todas as necessidades do bebé, que ele não está doente, que fez tudo o que podia para o acalmar, mas que nada funcionou, será bom ter à mão uma estratégia para lidar com a situação quando você se sentir oprimida. Eis algumas sugestões:

Respire fundo várias vezes.

Pouse o bebé num lugar seguro, no berço ou na alcofa, saia da sala e deixe-o chorar cinco minutos fora do seu alcance até se sentir mais calma.

Ponha a tocar a sua música favorita e relaxe 10 minutos.

Ligue a uma amiga ou um parente para tomar conta da situação enquanto você faz um intervalo.

Fale com o seu assistente de saúde sobre grupos de apoio locais onde possa partilhar os seus sentimentos e experiências e discutir as formas de lidar com o choro do seu bebé com outros pais.

Por vezes, levar o seu bebé a apanhar ar fresco poderá ajudar a acalmá-lo e a arejar as suas ideias.

Se tudo se tornar demasiado, ligue para uma das linhas telefónicas de ajuda. A linha de ajuda SOS Grávida também atende e aconselha casos e dúvidas pós-parto e tentarão ajudá-la ou encaminhá-la para alguém que o possa fazer.

O choro é a forma do seu bebé se expressar e mesmo que esteja muito cansada e muito em baixo, nunca se culpe pelo choro.

Comentários

Os gritos estão a mexer com os meus nervos – que devo fazer? | Para Pais.