O uso da chávena ou do copo



A partir do segundo ano, dependendo obviamente da criança, é bom ensinar a beber o leite pelo copo ou caneca. Devagar, dependendo se a criança está numa fase de progressão (e aceitará) ou de regressão (e será mais difícil). Mas se sentir que a proposta é engraçada, as coisas correm bem. Com paciência para admitir que vai entornar, beber e escorrer, e outras coisas assim, porque ninguém nasce ensinado.

E também se for ela a escolher a caneca, com os motivos de que gosta, e não aquela da qual os pais pensa que ela gosta. Não temos também nós próprios as nossas chávenas e canecas preferidas para o café ou o leite?

Conselho

«Já és grande, toma lá o biberão e bebe-o sozinho!» Não se deve deixar uma criança sozinha a beber um biberão. Há pais que, após o primeiro ano de vida, acham que os filhos já são suficientemente maduros para agarrar no biberão e beberem-no. E de facto conseguem. Só que o risco de se engasgarem é grande (geralmente deitam-se, o que agrava ainda mais o risco), para além de que se podem sentir um pouco abandonados e perdidos, com aquele despegar tão súbito numa coisa tão essencial como o leite.

Por outro lado, andar com um biberão o dia todo, como acontece com algumas crianças, serve para causar cárie dos incisivos, muitas vezes precocemente.

Comentários

O uso da chávena ou do copo | Para Pais.