O que é uma intoxicação



Define-se intoxicação como o contacto, a ingestão ou a inalação de uma substância potencialmente lesiva para o organismo. Diz-se acidental quando ocorre sem ser com objetivos criminais ou suicidas.

Juntamente com os acidentes, as intoxicações constituem a maior causa de morte após o primeiro ano de vida, e isto apesar de toda a melhoria que se tem verificado, quer no encaminhamento das crianças intoxicadas para os serviços de urgência, quer nos tratamentos que existem para as diversas situações.

Portugal continua a ter taxas de mortalidade muito elevadas por intoxicações, e estas foram responsáveis por quase 10% dos internamentos nos serviços de urgência de pediatria. É demasiado. Sobretudo se pensarmos que estamos a falar de uma situação evitável. Sobretudo se atendermos a que o nosso país nem ó, no contexto dos países europeus, o país que utiliza mais produtos tóxicos.

Significará isto que somos mais descuidados? Em parte sim. Temos menos regras, é certo, mas também estamos menos habituados a cumpri-las e, sobretudo, ainda não aprendemos a viver com os tóxicos. As nossas crianças são, por assim dizer, mais vulneráveis ao risco das intoxicações. Isso explica que as taxas portuguesas sejam muito superiores às de países do sul como a Espanha ou a Grécia para não falar dos restantes países da União Europeia ou do norte da Europa. Se acrescentarmos a isto o facto de os custos económicos e sociais serem extremamente elevados, creio que teremos fortes motivos para nos preocuparmos pais, profissionais e cidadãos.

Comentários

O que é uma intoxicação | Para Pais.