O que causa a asma?



A asma é uma situação inflamatória das vias aéreas associada a hiper-reactividade brônquica, ou seja, os brônquios reagem «violentamente» quando agredidos por essa inflamação, a qual é provocada pelos agentes alergénicos que o organismo reconhece como indesejáveis – desde alimentos, pólenes ou pó da casa, ácaros, baratas ou animais de pêlo (vivos ou de peluche), até humidade, poluição, fumos, tabaco, esforço físico ou a ansiedade e o riso.

Na maioria das pessoas, estes elementos ou situações não provocam qualquer alteração inflamatória nas vias aéreas. No asmático, podem desencadear uma crise. Quando esta reacção inflamatória se dá, os brônquios apertam-se e a criança tem dificuldade em respirar, principalmente em deitar o ar fora – aparece então a pieira.

As crises podem começar em qualquer idade, mas já no primeiro ano de vida pode haver manifestações deste tipo, como algumas bronquiolites. As alergias, que não são sinónimo de asma, mas que lhe estão associadas na maioria dos casos, podem também atingir outros «órgãos-alvo», como a pele (eczemas e dermatites), o nariz (rinites alérgicas), o tubo digestivo (colites e diarreias) ou os olhos (lacrimejo e ardor nos olhos). Por vezes as crises repetem-se e a criança pode entrar num estado de quase permanente crise, com necessidade de ida à urgência ou até mesmo de hospitalização.

Comentários

O que causa a asma? | Para Pais.