O nosso recém-nascido dorme tanto – é ótimo, mas devo acordá-lo para o alimentar?



Enquanto muitos recém-nascidos dormem o que parece ser um pequeno espaço de tempo, outros dormem longos períodos. Um fator que pode influenciar o sono do seu bebé é a sua alimentação A constituição do leite de farmácia é muito diferente da do leite materno e permanece no estômago durante mais tempo. Assim, os bebés alimentados a leite de farmácia têm tendência para dormir períodos mais longos e são, de facto, encorajados a isso para evitar uma sobrealimentação e prisão de ventre. Contudo, um bebé alimentado a biberão não deverá ficar sem mamar durante mais de seis horas e recomenda-se que os bebés alimentados a biberão não sejam alimentados menos de seis vezes por dia. Se o seu bebé dormir bem de noite, as mamadas durante o dia terão de ser mais próximas e poderá ter de o acordar para o alimentar.

Os bebés alimentados ao peito são muito diferentes a mamar. Muitos mamam 10-12 vezes por dia, ou até mais, e há alturas em que “aglomeram” a mamada e esta se transforma numa mamada muito longa. No entanto, há bebés alimentados ao peito que não mamam regularmente e parecem mais dorminhocos. Esses bebés podem estar cansados, sedados por medicação materna durante o trabalho de parto ou apenas muito doridos devido ao parto. Logo depois do parto, os bebés têm reservas de gordura e líquidos que lhes dão energia durante um dia ou dois. Contudo, se o seu bebé estiver a dormir muito nas primeiras 24-48 horas, deverá tentar estimulá-lo passadas algumas horas e acordá-lo para mamar. Há várias coisas que pode tentar para fazer com que um bebé que dorme muito se alimente, como deitá-lo despido no seu peito para haver contacto pele com pele, o que pode encorajá-lo a procurar o mamilo e a mamar, massajá-lo, extrair um pouco de leite e deitá-lo nos lábios dele; e mudar-lhe a fralda para forçá-lo a acordar. Contudo não o force a mamar, empurrando-o contra o seu peito, por exemplo, pois isso pode fazer com que deixe de mamar.

Também pode começar a extrair leite de duas em duas ou de três em três horas para estimular os seus seios a produzir leite. A parteira examinará o bebé para verificar se ele não estará a deixar de urinar ou a fazer uma urina escura, se as fezes estarão a mudar para amarelo e se ele não está com icterícia, pois estar um pouco ensonado é sinal de icterícia leve.

Comentários

O nosso recém-nascido dorme tanto – é ótimo, mas devo acordá-lo para o alimentar? | Para Pais.