O nosso primeiro bebé só tem dez meses – como é que posso estar grávida?



Em geral, os períodos recomeçam entre os dois e os quatro meses depois do parto, mas se estiver a amamentar, o seu período pode não recomeçar até o seu bebé começar a comer sólidos, ou até mais tarde. Algumas mulheres usam a amamentação como uma forma de contracepção e embora isso reduza a possibilidade de engravidar, não é fiável.
Se estiver a amamentar, o tempo que leva a voltar a ter ovulação depende da frequência, intensidade e duração da alimentação, das mamadas nocturnas e da introdução de suplemento.
A falta do período não garante que não esteja a fazer a ovulação, portanto há risco de gravidez.
É muito possível ter ovulação um mês ou dois depois do parto, e já houve casos de ovulação duas ou três semanas depois do parto.
Esta é a razão pela qual as parteiras discutem sempre a contracepção nos dias seguintes ao parto, mesmo que algumas mães achem uma altura desapropriada para se falar em planeamento familiar.
Embora se possa sentir intimidada com a perspectiva de vir a ter duas crianças muito pequenas, há vantagens em terem uma diferença de idades próxima.
O mais certo é os seus filhos crescerem como companheiros de brincadeiras, e o período de noites sem dormir, muda de fraldas e de ter crianças pequenas muito dependentes, pode ser feito em conjunto, num espaço de tempo mais curto.

Comentários

O nosso primeiro bebé só tem dez meses – como é que posso estar grávida? | Para Pais.