O meu namorado não quer saber da minha gravidez – terá direitos depois do nascimento?



É muito possível que o seu namorado esteja chocado com a notícia de que está grávida mas, com tempo, ele pode aceitar a ideia e dar mais apoio.
Embora seja um tempo difícil e doloroso para si, tente não ter uma reacção precipitada negando o acesso do pai depois do nascimento, a não ser que esteja certa de que é o que quer.
Quando o seu namorado vir o bebé, a sua atitude e os seus sentimentos podem mudar, portanto pode valer a pena dar-lhe tempo para se habituar à ideia.
Pode tentar ainda pedir o apoio de membros da família e amigos. Um pai biológico não tem, automaticamente, direitos para se envolver na educação do bebé se não estiver legalmente casado com a mãe e se não tiver sido mencionado no registo de nascimento.
(Se os pais não forem casados, o pai tem de acompanhar a mãe ao registo de nascimento se quiser ser nomeado na certidão).
Se for nomeado na certidão de nascimento tem alguns direitos básicos em termos de acesso e tem algumas responsabilidades financeiras pela criança.
Se não quiser que o seu namorado tenha acesso, então não precisa de o nomear na certidão de nascimento.
Se ele tiver sido nomeado e mais tarde você decidir que não quer que ele tenha direitos, terá de ir a tribunal para obter um mandado formal e terá de justificar porque o está a pedir.
Também terá de ter em conta as implicações financeiras da sua decisão de não o incluir nos registos e se isso significa que ele não será obrigado a providenciar apoio financeiro, a si e ao bebé.

Comentários

O meu namorado não quer saber da minha gravidez – terá direitos depois do nascimento? | Para Pais.