O meu bebé chora horas todas as noites. Poderão ser cólicas? Isso é sério?



As cólicas são muito comuns nos bebés recém-nascidos, afetando cerca de 10-15 por cento das crianças, e em geral aparece nas primeiras semanas depois do parto. Os bebés que sofrem de cólicas podem erguer a cabeça, ficar com a cara vermelha, erguer as pernas com dores e soltar gases. Há muitas teorias sobre o que causa as cólicas, como engolir ar quando está a ser alimentado ou a chorar, ou gás na barriga do bebé, mas nenhuma delas está provada. O problema em geral dura três a quatro meses. As cólicas não são um problema sério e as pesquisas mostram que os bebés com cólicas continuam a comer e a ganhar peso normalmente, apesar de chorarem, mas podem ter um grande impacto na família, pois o chorar é muito exaustivo. Há muitas soluções que podem aliviar os sintomas.

Se estiver a alimentar o seu bebé a biberão, pode experimentar mudar para uma marca diferente para verificar se é menos agressivo para ele.

Se estiver a amamentar, pode tentar não beber leite de vaca durante uns dias, pois alguns acreditam que isso pode causar cólicas. Há ainda, algumas mães que juram que os seus bebés ficam mais calmos quando elas se abstêm de alimentos picantes, cafeína ou álcool e você pode experimentar retirá-los da sua dieta um de cada vez para ver se isso ajuda o seu bebé a melhorar.

Experimentar tetinas ou biberões diferentes pode ajudar.

Pôr o seu bebé a arrotar com regularidade durante e depois das mamadas pode ajudar a aliviar a pressão na barriga dele se engolir ar.

As gotas para as cólicas contêm uma substância chamada simeticone que pode ajudar a desfazer as bolhas de ar do estômago das mamadas de leite, permitindo que o ar engolido seja expelido mais facilmente pelo bebé.
Os grânulos homeopáticos para cólicas estão disponíveis nas farmácias ou pode preferir visitar um homeopata.
Uma chupeta pode satisfazer a necessidade do seu bebé de chuchar e reduzir o nível de choro.

Massajar suavemente a barriga do seu bebé com um pouco de óleo de amêndoas, no sentido dos ponteiros do relógio pode ser reconfortante para o seu bebé e pode também relaxar um pouco os pais!

Um ambiente quente e relaxado à noite pode ajudar a acalmar o seu bebé quer o alimente a biberão ou o amamente.

Um ruído contínuo, como o som rítmico da máquina de lavar e movimentos suaves, como empurrar o carrinho à volta do quarteirão ou levá-lo a dar um passeio de carro, também pode ajudar a acalmar o seu bebé.

Arranjar alguma ajuda extra para as noites quando você estiver cansada e stressada será um alívio. Se o choro do seu bebé se estiver a tornar aflitivo e stressante para si, contacte o seu médico de família ou pediatra para pedir conselho. A Ajuda de Mãe também oferece apoio e conselho.

Comentários

O meu bebé chora horas todas as noites. Poderão ser cólicas? Isso é sério? | Para Pais.