O desenvolvimento realmente importante do cérebro ocorre no primeiro trimestre?



O cérebro do seu bebé começa a desenvolver-se pouco depois da concepção quando as células do cérebro começam a formar-se na extremidade do embrião.
Cerca de três semanas depois, uma estrutura chamada tubo neural começa a mudar a fim de formar a medula espinal e o cérebro, e as células do cérebro (neurónios) começam a desenvolver-se e a enviar mensagens umas às outras.
Nas primeiras semanas, as células do cérebro multiplicam-se numa proporção de cerca de 250000 por minuto.
Às 20 semanas de gravidez, a proporção a que as células do cérebro se multiplicam começa a diminuir e o cérebro começa a organizar-se em mais de 40 sistemas que conduzem à visão, à linguagem, ao movimento, à audição e a outras funções.
A meio da gravidez, já estão presentes quase todas as células do cérebro de que o seu bebé vai precisar para o resto da vida.
Durante o terceiro trimestre, as ligações entre as células do cérebro começam a completar-se e o sistema nervoso do bebé torna-se mais desenvolvido.
O desenvolvimento do cérebro ainda não está completo no nascimento e muitas ligações importantes do cérebro que ajudam o seu bebé a desenvolver aptidões e personalidade, são feitas depois do nascimento. Assim, embora o desenvolvimento do cérebro fetal ocorra durante e depois da gravidez, as fundações cruciais são, sem dúvida, assentes durante os primeiros três meses.

Comentários

O desenvolvimento realmente importante do cérebro ocorre no primeiro trimestre? | Para Pais.