O aconselhamento genético



O aconselhamento genético, para o qual existem técnicos especializados (médicos pediatras e geneticistas) é fundamental, para uma melhor compreensão da doença, do eventual risco de ocorrência de outros casos se os pais pensarem em ter mais filhos e, no futuro, para os próprios jovens quando chega a idade de, eles próprios, pensarem em ter filhos.

Igualmente, no aconselhamento genético poder-se-á analisar quem, na família, deverá (se alguém) fazer os testes para deteção de portadores e debater com os pais os resultados e consequências. Por outro lado, é bom ter conhecimento da existência de métodos de diagnóstico pré-natal e, no caso de o casal o desejar, onde pode ser efetuado.

Os avanços na terapêutica genética, por seu lado, têm sido tantos, que se espera qualquer dia poder avançar para uma forma de substituir os elementos genéticos em falta. Esse dia chegará, certamente. Quando? É uma questão de tempo, mas a Medicina não pára de nos surpreender e há que ter esperança e acreditar num futuro mais risonho. As melhorias verificadas até agora permitem algum otimismo.

Comentários

O aconselhamento genético | Para Pais.