Nunca peguei no meu bebé depois de ele ter nascido sem vida. Não podia enfrentar isso e agora estou arrependida. O que posso fazer?



Perder o seu bebé é uma experiência devastadora e o processo de luto poderá ser mais difícil pelo facto de você não ter conhecido o seu bebé e de não ter recordações dele a que se agarrar. Ver e pegar no seu bebé depois do parto e tirar fotografias pode ajudar a fazer o seu luto pois possibilita que dê uma identidade ao seu bebé e que o visualize e, por vezes, o pessoal médico encoraja os casais a passar algum tempo com o bebé para poderem despedir-se dele. Contudo, quando se perde um bebé, há muitas coisas a enfrentar, físicas e emocionais, e tomar decisões quando se está em estado de choque e de dor é muito difícil de fazer. Tente compreender isso e aceitar que não conseguiu pegar nele depois do parto e, em vez disso, pense noutras formas de o recordar e acarinhar. Deve-lhe ter sido dada uma recordação, como uma fotografia, uma marca do pé ou da mão, ou um anel de cabelo, para você poder recordar o seu bebé, mas se isso não foi possível, pode fazer uma caixa especial de brinquedos, roupas que comprou para ele, e ecografias que o recordem. Poderá também gostar de plantar uma árvore ou um arbusto em honra do seu bebé, ou criar um lugar especial para visitar e o recordar. Por vezes, escrever num diário os seus pensamentos e sentimentos pode ser um tributo pessoal ao seu bebé e poderá ajudá-la a lidar com a dor.

Comentários

Nunca peguei no meu bebé depois de ele ter nascido sem vida. Não podia enfrentar isso e agora estou arrependida. O que posso fazer? | Para Pais.