Nariz



A obstrução nasal

Como já se disse ao longo deste livro, estamos geneticamente preparados para alguns milhares de anos atrás. E se há coisa que mudou foi a qualidade do ar: passámos de um ar puro para, sobretudo em meio urbano ou periurbano, um ar poluído, com constantes variações de temperatura, humidificação, ares condicionados, etc.

É natural que o nariz reaja, sobretudo sendo um órgão tão vascularizado e feito para ser um órgão de filtragem e defesa e assim se dá a inflamação das paredes, com obstrução, e a produção de secreções («ranho») com espirros à mistura.

Até se dar a adaptação do nariz (que em algumas pessoas nunca se dá pelo que ficam a sofrer de rinites crónicas), será preciso colocar soro fisiológico em abundância duas gotas em cada narina antes de cada mamada , para que o bebé possa comer sem engolir demasiado ar, o qual irá gerar mais bolçar, mais soluços e mais cólicas…

O entupimento nasal é, assim, uma situação muito comum, «cada vez mais frequente», mas que continua a causar muita ansiedade aos pais, sobretudo quando os bebés são pequeninos.

Comentários

Nariz | Para Pais.