Leite de soja



Muito se tem dito sobre a soja e o leite, havendo grandes defensores e grandes detratores deste alimento.

O leite de soja contém fito-estrogénios, (uma hormona de tipo estrogénico que se encontra nas batatas, feijões, maçãs, grãos de trigo, milho, etc.) mas não há provas que beber leite de soja cause algum problema. E já há quase 50 anos que o consumo do leite de soja tem sido estudado, sem que as crianças que o beberam tenham algum problema em adultos. Mais: há quem diga que os fito-estrogénios podem até contribuir para baixar o colesterol.

Por outro lado, tem-se constatado progressivamente que o leite de vaca não é o ideal para os humanos, podendo ser alergénico, contribuir para a obstipação e para cólicas, ou simplesmente para digestões mais difíceis que perturbam, mesmo que subrepticiamente, o bem-estar das crianças no dia-a-dia.

Os pais que pretendem dar leite de soja aos seus filhos poderão fazê-lo, desde que seja um produto comercializado com a segurança do mercado europeu, como é o caso dos supermercados ou mercearias «normais».

É importante assegurar que o leite de soja escolhido tem as vitaminas e minerais necessários ao crescimento, o que acontece com os preparados que se vendem no mercado regular.

No entanto, alguma controvérsia existe e há autores que defendem a não utilização da soja em crianças por poder causar problemas da tiroide, má absorção de minerais ou diabetes. O melhor, em caso de dúvida, é perguntar ao médico-assistente.

Comentários

Leite de soja | Para Pais.