Julguei que estava na menopausa, mas estou grávida. O nosso filho mais novo tem 10 anos. Como nos vamos adaptar?



É um choque descobrir que está grávida quando se julgava que o tempo de engravidar já tinha terminado. Embora a fertilidade decline bastante rapidamente a partir dos 40 anos, uma gravidez é ainda possível e não é invulgar uma mulher nesta fase etária julgar que está na menopausa quando, de facto, está grávida, pois os sintomas de ambas são bastante similares.
Os casais também se tornam mais relaxados na contracepção, pensando que uma gravidez é improvável. Portanto, uma gravidez tardia não é invulgar.
A gravidez afecta não só você e o seu companheiro, mas toda a família; irá levar algum tempo para que todos vocês se adaptem à notícia e durante essa altura podem sentir diversas emoções.
O mais importante é manter o diálogo, para que qualquer preocupação possa ser ultrapassada em vez de ficar por resolver.
Envolva toda a família nos seus planos de gravidez para reduzir ciúmes e fazer com que todos se sintam envolvidos e necessários.
Também é importante dar tempo aos seus filhos para se adaptarem às notícias. Algumas crianças ficam encantadas com uma nova gravidez, enquanto outras ficam embaraçadas e podem precisar de tempo para se habituarem.
Também o seu companheiro pode experimentar uma mistura de emoções, passando da excitação de voltar a ser pai ao choque e descrença e talvez até desilusão.
Anime-se, esses sentimentos serão temporários e, sem dúvida que, com o decorrer do tempo, e com a adaptação da sua família, irá sentir-se mais apoiada.
Com certeza que está consciente de que existem alguns riscos adicionais associados à sua gravidez, tais como um aumento de risco da Síndroma de Down.
Ao planear os seus cuidados, a sua parteira ou médico terão em conta a sua idade e explicar-lhe-ão os testes apropriados e os cuidados disponíveis.

Comentários

Julguei que estava na menopausa, mas estou grávida. O nosso filho mais novo tem 10 anos. Como nos vamos adaptar? | Para Pais.