Já tive três abortos e tenho medo de voltar a tentar engravidar – que posso fazer?



É compreensível, dada a suas experiências, que tentar engravidar de novo seja assustador.
A seguir a um terceiro aborto é normal que o seu médico lhe faça uma série de exames para verificar se pode encontrar uma razão para os abortos.
Em alguns casos, a causa é identificada e pode ser feito tratamento para ajudar a melhorar o resultado de uma gravidez seguinte.
Possivelmente terá de fazer várias análises ao sangue.
Estas serão para procurar anticorpos (proteínas no sangue que atacam qualquer substância que reconheçam como estranha ao organismo), anomalias cromossómicas, e infecções.
Também lhe poderá ser feito um exame, um papanicolau e uma ecografia para examinar o seu útero e canais. Se se descobrir alguma anomalia cromossómica, deverão ser-lhe dados aconselhamentos genéticos para discutir as implicações em futuras gravidezes.
Também deverão ser verificados os níveis das hormonas progesterona e prolactina pois podem ter influência num aborto.
Por vezes, descobre-se que o colo do útero está enfraquecido e pode dilatar cedo de mais.
Se for o caso, ser-lhe-á feita uma sutura cervical que actua como um elástico no colo do útero e felizmente evita futuros abortos ou partos prematuros.
Se estes exames ainda não lhe foram feitos, fale sobre eles com o seu médico antes de tentar engravidar de novo para que possa começar qualquer tratamento recomendado o mais rápido possível.

Comentários

Já tive três abortos e tenho medo de voltar a tentar engravidar – que posso fazer? | Para Pais.