Estou praticamente incontinente. Há alguma coisa que possa fazer?



Durante a gravidez muitas mulheres descobrem que perdem um pouco de urina quando tossem, riem, fazem exercício, se dobram ou levantam alguma coisa. Isso é conhecido como incontinência urinária. Os músculos do pavimento pélvico estão sob tensão durante a gravidez pois têm de suportar o peso do seu útero em crescimento e colaborar com as alterações causadas pelas hormonas da gravidez. Como resultado, um aumento agudo na pressão abdominal sempre que você tosse, etc, pode ser demasiado para os músculos conseguirem reter a urina. A incontinência urinária pode acontecer em qualquer altura da gravidez mas é mais comum para o fim.

O melhor tratamento para a incontinência são exercícios regulares para o pavimento pélvico, para manter os músculos tonificados. Fazer alguns exercícios moderados por dia também pode ajudar e, embora nunca faça uma recuperação total durante a gravidez, fazer exercício regular minimizará o problema e ajudará a uma recuperação total depois de o bebé nascer. A incontinência urinária é por vezes pior durante alguns dias depois do parto, quando os músculos do pavimento pélvico e outras estruturas estão a recuperar. Se passada essa altura não melhorar, fale com o seu assistente de saúde ou com o seu médico pois não deverá passar muito tempo sem ajuda.

Peça à sua parteira para a enviar a um fisioterapeuta obstétrico, que pode rever o problema, aconselhá-la e monitorizá-la.

Comentários

Estou praticamente incontinente. Há alguma coisa que possa fazer? | Para Pais.