Estou grávida e ainda estou a estudar – vou ter de deixar a escola?



Não, não vai ter de deixar a escola e, de facto, espera-se que complete a sua escolaridade até à idade escolar normal no fim do 12° ano.
Logo que possível, deve contar a sua situação a um professor de confiança para poder planear a sua educação durante a gravidez.
Pode ser possível alterar o seu horário conforme for avançando na gravidez e possivelmente terá de faltar a algumas aulas nas semanas mesmo antes de o bebé nascer e nas seguintes.
É-lhe permitido faltar para ir às consultas pré-natais, mas se não se sentir suficientemente bem para ir às aulas mais do que uns dias devido à gravidez, terá de pedir um atestado médico ao seu médico.
Em alguns locais do país há unidades de apoio especiais para adolescentes grávidas, onde parteiras providenciam cuidados pré-natais e ajudam as raparigas a continuar a sua educação antes e depois da gravidez.
Peça mais informações à sua parteira ou médico sobre este assunto, também poderá contactar a Segurança Social para se informar acerca dos seus direitos e receber aconselhamento e apoio sobre as decisões referentes a educação.

Comentários

Estou grávida e ainda estou a estudar – vou ter de deixar a escola? | Para Pais.