Eczema



O termo eczema usa-se para descrever um certo tipo de lesões da pele, caracterizados por vermelhidão, exsudação (aparecimento de líquido lamacento) e formação de pequenas vesículas debaixo da pele. A causa mais comum é a chamada dermatite atópica. de origem alérgica. À medida que o tempo passa as lesões ficam mais secas, espessas e com pequenas escamas, bem como com alterações da pigmentação da pele. Quando a situação se prolonga, há que pedir o conselho do médico, dado que pode ser uma alergia, designadamente às proteínas do leite de vaca ou a qualquer outro agente alimentar ou químico.

Outras causas de eczema são a dermatite seborreica, a dermatite de contato (contacto prolongado ou repetido com substâncias como a saliva, sumo de citrinos, detergentes com que se lava a roupa da criança, sabonetes e espumas de banho ou medicamentos).

A saliva é um dos agentes mais vulgares o bebé. na fase pré-dentição e de dentição (mais ou menos dos 3/4 aos 24 meses) fica com lesões no queixo e no pescoço. As golas de camisolas, feitas de materiais sintéticos, também podem causar eczema no pescoço. Outro responsável por este tipo de lesões é a sudação excessiva (por exemplo, devida ao excesso de roupas).

A dermatite de contacto de origem alérgica (atópica) caracteriza-se por grande comichão, a qual, nas crianças pequenas, pode não ser expressa da mesma maneira que nas crianças mais velhas, que já se queixam. O bebé pequeno dorme mal, chora, mexe-se numa tentativa de se coçar, está irrequieto.

Vale a pena também dizer que muitas vezes a origem do eczema está em medicamentos (pomadas, cremes, unguentos) e até em medicamentos receitados para o próprio eczema, dado que quer o produto activo quer o veículo da pomada podem causar lesão e perpetuá-la se não se estiver avisado para isso. Se uma pomada não faz efeito ao fim de um prazo de dias, então é melhor suspendê-la.

Finalmente, a dermatite seborreica, que é uma inflamação crónica da pele e ocorre em todas as idades e é devida a uma hiperprodução das glândulas sebáceas, especialmente no couro cabeludo, zonas de flexão da pele (sangradouro, etc.) e zona das sobrancelhas. A crosta láctea, que mencionámos acima, é um exemplo. O médico assistente receitará a terapêutica adequada.

Comentários

Eczema | Para Pais.