Dores na anca



Uma criança com dor na anca pode constituir uma razoável fonte de preocupação para a família e também para o médico, até porque é uma situação fora do comum e que, pela sintomatologia aguda e tão manifesta, assume algum dramatismo.

Há vários fatores a ter em conta: se a dor é súbita, se é intensa, se causa impotência funcional, ou seja, se a criança tem a marcha e a movimentação limitadas e se tem sinais de inflamação (inchaço, vermelhidão e calor). Claro que interessará saber se teve ou tem outros sintomas e sinais, de qualquer dos outros órgãos, e também, evidentemente, se sofreu um traumatismo – queda, pancada, mau jeito, etc. Muitas vezes poderá ser mau posicionamento a dormir; não é necessário que seja um acidente grave.

Vamos pois abordar os casos em que os parâmetros acima referidos são bem evidentes e não aqueles em que existe uma «dorzinha» ocasional que passa em momentos sem qualquer tratamento. Uma das situações mais frequentes de dor na anca, excluindo os casos de traumatismo, é a sinovite aguda transitória, que é uma inflamação autolimitada do revestimento (denominado «sinovial») da articulação da anca. Embora possa surgir em qualquer idade, é mais comum entre os 3 e os 5 anos de idade e no sexo masculino.

Há também uma predominância pelo lado direito. A causa da sinovite aguda é desconhecida e pôs-se a possibilidade de estar relacionada com fatores alérgicos. Aliás, metade das crianças tem uma história de constipação ou otite nos dias anteriores.

O caso-tipo é o de uma criança que aparece com dor na virilha ou na anca, geralmente de um só lado, com dificuldade em andar, preferindo manter a perna fletida e ligeiramente voltada para o lado de fora. Quando tal acontece e não passa com um anti-inflamatório, no período de um ou dois dias, então convém consultar o médico porque eventualmente ter-se-ão de realizar exames (análises, radiografias, etc.).

Uma das razões porque há que ter esta precaução é porque existe uma situação, denominada «doença de Legg-Calvé-Perthes», que tem de ser tratada de imediato.

Comentários

Dores na anca | Para Pais.