Disseram-me que um bebé não está a desenvolver-se tão bem como o outro. O que é que os médicos farão?



Embora seja comum os gémeos crescerem a uma proporção diferente no útero, se houver uma diferença significativa no tamanho de um dos gémeos ele pode estar a receber mais nutrientes do que o outro.
É importante verificar se os bebés se estão a desenvolver de acordo com a idade gestacional.
Não é anormal alguns bebés crescerem lentamente e acelerarem o desenvolvimento mais tarde, o que não é problema se estiverem dentro dos níveis de crescimento para a idade gestacional Contudo, se a parteira ou o médico estiverem preocupados com o desenvolvimento de um dos bebés, é provável que a enviem a um especialista de medicina fetal: um obstetra com treino adicional em tratamento de bebés por nascer.
Ele poderá fazer análises ao sangue fetal e uma ecografia para avaliar o crescimento de cada bebé e investigar a causa da diferença.
Pode continuar a fazer ecografias adicionais, conhecidas por ecografias de crescimento, as quais ajudam o médico a avaliar se um dos bebés é pequeno ou está a crescer lentamente.
Estas, em geral, começam pelas 26-28 semanas e continuam cada 2-4 semanas até os seus bebés estarem prontos para o parto.
Observam várias áreas, incluindo as medidas da cabeça, do abdómen e do fémur, a quantidade de líquido amniótico que envolve os bebés, o nível de actividade dos bebés, o fluxo de sangue no cordão umbilical, e a posição das placentas.
O seu médico deverá explicar o que encontra nas ecografias e se houver qualquer preocupação você será cuidadosamente monitorizada.

Comentários

Disseram-me que um bebé não está a desenvolver-se tão bem como o outro. O que é que os médicos farão? | Para Pais.