Da última vez tive uma cesariana de emergência. Agora o médico diz que eu vou ter um parto de experiência, o que é isso?



Isso é um parto depois de uma cesariana.
Por outros termos, PVDC (parto vaginal depois de cesariana).
Até muito recentemente, os médicos aconselhavam as mulheres que tinham tido uma cesariana a fazer uma cesariana planeada no bebé seguinte para evitar ruptura uterina quando a cicatriz da cesariana se rompe na gravidez ou trabalho de parto.
Embora isto seja grave, é raro, e hoje em dia julga-se ser preferível tanto para a mãe como para o bebé ter, se possível, um parto vaginal natural.
Mesmo assim, se quiser um parto vaginal, será acertado optar por uma unidade que tenha monitorização cardíaca fetal e que possa fazer uma cesariana se vier a ser necessário.
As suas hipóteses de ter um trabalho de parto com sucesso dependem da razão porque fez uma cesariana.
Se foi porque o bebé estava de nádegas para baixo ou porque teve uma descida da placenta, desta vez, as suas probabilidades de ter um parto natural são maiores.
Se foi devido a complicações no trabalho de parto como dilatação cervical lenta, então o problema pode voltar a acontecer.
No total cerca de metade das mulheres têm um parto normal depois de uma cesariana.

Comentários

Da última vez tive uma cesariana de emergência. Agora o médico diz que eu vou ter um parto de experiência, o que é isso? | Para Pais.