Crescimento do Bebé



Define-se «crescimento» como o aumento das dimensões do corpo, resultante do aumento do número e do tamanho das células. O termo «crescimento» não tem o mesmo significado que o termo «desenvolvimento», o qual diz respeito à maturação e diferenciação dos órgãos e das funções.

O crescimento é característico dos períodos embrionário e fetal, e das idades infantis e da adolescência. A fase fetal prolonga-se até cerca dos 12-18 meses, após os quais a criança se «libertou» da influência do meio intra-uterino. Depois, surge a fase infantil, geralmente estável, até ao novo surto de crescimento pubertario. Para haver um crescimento normal é necessário haver adequada nutrição, assimilação, transporte e utilização dos nutrientes e desempenho normal das funções orgânicas.

No entanto, para uma utilização e interpretação correctas dos parâmetros de crescimento, nomeadamente dos mais frequentemente utilizados peso, estatura e perímetro cefálico, é fundamental entender o crescimento normal, compreender a sua dinâmica e reconhecer as suas variações normais, para poder suspeitar da existência de doença.

Comentários

Crescimento do Bebé | Para Pais.