Conselho sobre sinais que podem levar a suspeitar



O que NAO deve NEM pode acontecer…

Muitas vezes, os adultos sentem-se irritados e frustrados, ou carregados de stresse, e o seu limiar de paciência é muito baixo. A criança começa a chorar, ou a implicar, ou pura simplesmente a requerer a atenção dos pais. Outras vezes está a fazer asneiras atrás de asneiras, e as outras formas de a manter sossegada não parecem funcionar.

Os adultos sacodem então a criança, com o propósito de a fazer calar. Se se sentirem próximo de uma situação destas, respirem fundo e contem até dez. E quando estiverem mais calmos ensaiem outra estratégia de a fazer parar, nem que seja segurar debaixo do braço, como quem transporta um pacote.

Tentem lembrar-se que se trata de uma criança indefesa, e que sacudi-la, além de não ensinar coisíssima nenhuma, pode ter consequências gravíssimas. Em último caso, chamem alguém que vos ajude a lidar com a situação e não tenham medo de admitir que chegaram ao fim do vosso limite de paciência – não é pecado! Peçam ajuda, antes que alguém a tenha de pedir para o vosso filho.

Comentários

Conselho sobre sinais que podem levar a suspeitar | Para Pais.