Como medir a temperatura?



A temperatura náo é a mesma nos vários locais do corpo onde é geralmente medida. Assim, pode considerar-se normal:
– temperatura axilar até 37°C
– temperatura oral ate 37,5°C
– temperatura rectal ou auricular até 38°C

Há várias maneiras de medir a temperatura, mas o essencial é saber: o bebé tem ou não febre? Se sim, é alta, moderada ou ligeira?

São estes parâmetros que justificam a ação. Saber se tem mais décima menos decima só vai atrapalhar os pais e causar ansiedade, já que a temperatura varia ao longo do dia. Uma ligeira subida ou descida pode não ter qualquer significado.

Há vários termómetros e dispositivos de medição de temperatura no mercado, mas deve optar-se por um que:
– seja de aplicação prática, designadamente quando o bebé está a dormir;
– seja fácil de limpar;
– não corra o risco de se partir ou de magoar o bebé;
– seja fiável e não se degrade com o tempo.

A medição da temperatura no ouvido surgiu, há uns anos, como um método relativamente fácil e rápido, para substituir o termómetro tradicional, de aplicação retal nos bebés pequenos. No entanto, a medição da temperatura auricular exige uma metodologia que não é fácil. As crianças não gostam que lhes introduzam nada no ouvido. Para além disso, se o termómetro não aponta para o tímpano dará uma temperatura da pele do canal auditivo externo e não a verdadeira temperatura timpânica.

E isso exige desfazer a curva do canal auditivo, o que é uma manobra complexa.

Os novos termómetros de medição na testa ou na fronte, e os «adesivos» que dão apenas a leitura de se há ou não febre e se sim, o valor em «número redondo», são muito práticos.

De qualquer forma, uma única leitura da temperatura não tem geralmente um significado diagnóstico, mas pode servir para mostrar que «algo não está bem».

Nas febres prolongadas (mais de 5 dias), pelo contrário, o registo da temperatura ao longo de vários dias, quando o diagnóstico não é imediatamente evidente, pode revelar padrões térmicos que constituem
muitas vezes uma preciosa ajuda para o diagnóstico.

Comentários

Como medir a temperatura? | Para Pais.