Como lavar a cabeça do bebé



A cabeça do bebé tem uma área proporcionalmente bastante maior do que a do adulto, em relação ao corpo. E como tem pouco cabelo, está mais exposta a aquecer ou esfriar. É um tocai, por excelência para troca de temperatura e de água com o exterior.

Não é preciso grandes rituais para lavar a cabeça de um bebé.

Nas primeiras semanas pode usar-se o mesmo Inquieto de lavagem do corpo, mas logo que os pais queiram podem experimentar um champô neutro, dos muitos que existem, e conforme a preferência.

A maioria dos champôs para bebés é feita para não picar nos olhos, mas ô sempre incomodativo para o bebé, pelo que devem inclinar a cabeça para trás durante a remoção do champô.

Para lavar a cabeça, molha-se com o bebé inclinado para trás, depois aplica-se o champô, numa quantidade pequena, e esfrega-se até fazer espuma, remexendo o cabelo na espuma. Depois, volta-se a enxaguar, tendo o cuidado para que não resvale para a face, o que irrita muito os bebés.

Pode usar-se a mão, suavemente, ou utilizar uma esponja macia para espalhar o champô, com movimentos vagarosos.

Há bebés que gostam do banho mas odeiam lavar a cabeça – tente cantar-lhe, enquanto coloca a água, para o apaziguar, mas o mais provável é que essa situação dure algum tempo. Mas passa…

É importante secar bem a cabeça com a toalha, em movimentos circulares suaves, e terminar a tarefa com um secador, mas muito cuidado: tem que ser um secado fraco, ou colocado na potência mínima, e sempre a agitar. Os secadores podem queimar, se a pessoa se distrair e demorar um pouco mais de tempo a apontar para um determinado sítio.

Comentários

Como lavar a cabeça do bebé | Para Pais.