Até aos 2 anos



Pode-se dizer que a inteligência é fundamentalmente prática – a criança expressa-se através da linguagem (eixo fundamental da comunicação, mas não apenas verbal, também através da expressão corporal, olhares, etc), com alguma economia diz «água» porque sabe que isso será entendido como «eu quero água».

É a fase ao «umbiguismo» « e da omnipotência infantil. Os pais são os seus «braços armados» e a criança chega, através desse (e de outros) braços, ao que quer. Sente-se bastante segura porque nada lhe falta e as ameaças externas parecem mais do que controladas. É também uma idade em que está sempre com um adulto presente, o que lhe inspira confiança.

Entretanto, vai adquirindo informação e conhecimentos, experimentando o mundo e analisando os diversos caminhos que segue, recebendo aplausos ou admoestações, vendo os sentidos proibidos, obrigatórios ou opcionais, e percebendo as regras do jogo, bem como a relativa rigidez das relações com o mundo físico, em comparação com a enorme flexibilidade das relações interpessoais.

Comentários

Até aos 2 anos | Para Pais.