As crianças gostam do teatro – e o teatro gosta das crianças



Não deverá existir nenhuma criança que não goste de fingir, de imaginar, de entrar no  mundo do irreal, da fantasia. Algumas passam lá bastante tempo e criam (e recriam) ambientes e pessoas, como os amigos imaginários, que menciono no capítulo do Desenvolvimento e Comportamento.

Mesmo sem chegar a esse ponto, é vulgar as crianças brincarem com bonecos ou umas com as outras, simulando autênticas peças de teatro, muitas vezes com argumentos decalcados da vida real, nos quais espelham o que lhes agrada e desagrada, e através dos quais sublimam algumas das suas frustrações.

O teatro (muitas vezes designado, nestas situações, como role play ou dramatização) é muito importante para ajudar as crianças desta idade a ultrapassar situações em que os seus naturais mecanismos de defesa levam a atitudes tímidas e, até, demasiado prudentes.

E ajuda-as também, através do desempenho de vários papéis que, na vida real, lhes estão vedados, a entender o porquê dos adultos, e a perceberem melhor porque é que os pais e educadores tomam certas atitudes ou exigem determinados comportamentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

As crianças gostam do teatro – e o teatro gosta das crianças | Para Pais.