Animais de Estimação



Animais é como chapéus, há muitos… e de entre eles, os que convivem connosco, desde os ácaros aos gatos, desde as baratas aos periquitos, passando pelas pulgas, cães, canários ou peixes de aquário. Ter animais «domésticos» é um hábito para muita gente e há casas onde o animal faz parte integrante da família.

Não se pode generalizar se é bom ou se é mau ter animais em casa cada caso é um caso, ou cada casa é uma casa… mas há no entanto vários elementos a ter em conta na decisão de «ter ou não ter animal», como sejam as condições de habitação (casas sem jardim, com poucos quartos e de reduzidas dimensões aumentam a promiscuidade entre o animal e os seres humanos) ou o tempo e as pessoas disponíveis para tratar deles. Por outro lado, sabe-se que os animais domésticos podem ser agentes e veículos de doenças e de situações desagradáveis, para além do eventual cheiro a pêlo molhado, necessidades feitas em cima dos sofás e outras coisas no género.

Que problemas poderão trazer, do ponto de vista da saúde do bebé? É uma pergunta que muitos pais colocam. Há três áreas principais a considerar:

1. alergias;
2. acidentes;
3. parasitoses e doenças infeciosas.

Comentários

Animais de Estimação | Para Pais.