Airbags e Crianças Não Combinam…



O número de carros equipado de série com airbags é cada vez maior. Quando utilizados em passageiros adultos, com uma distância razoável entre o banco e o tablier e associado ao cinto do carro, o airbag funciona bem.

Porém, estes, que pareciam ser a tábua de salvação dos acidentes de automóvel, apesar de importantes e de poderem prevenir muitas mortes e ferimentos, não devem ser considerados como a solução mágica. De facto, no que toca às crianças, são inúmeros os registos de acidentes graves que têm chegado de vários países, e as instituições e organismos internacionais estabeleceram já algumas regras que convém seguir.

Quando o airbag explode (com uma velocidade de abertura entre 250 e 300 km/h!), a força com que o faz é enorme e pode provocar a morte de uma criança, sobretudo se estiver numa cadeira invertida, se a distância ao tablier for curta ou se viajar sem cinto.

Note-se, aliás, que o que se diz para as crianças também é aplicável às mulheres no final da gravidez e pessoas de estatura baixa, sobretudo algumas mulheres condutoras que ficam muito próximo do volante.

Assim, para os carros equipados com airbag, no lugar do passageiro, recomendamos o seguinte:

as crianças devem ser transportadas no banco de trás, mesmo nos chamados assentos invertidos;

se o automóvel transporta, para além do condutor, quatro crianças e/ou adolescentes, o mais alto irá à frente (se tiver menos de 12 anos ou menos de 1,5m com um dispositivo em que o cinto do carro lhe passe pela frente), com o banco recuado ao máximo;

se uma criança tiver que viajar num lugar equipado com airbag, deverá fazê-lo num dispositivo em que seja o próprio cinto do carro a segurar-lhe o corpo e com o banco recuado ao máximo (note-se que a Lei portuguesa só permite o transporte de menores de 12 anos no banco da frente se este for feito numa cadeira ou banco de segurança homologados);

as grávidas e os adultos de baixa estatura deverão utilizar sempre o cinto e afastar o banco o mais possível para trás;

não esquecer que o uso do cinto é obrigatório também no banco de trás para todos os passageiros;

em caso algum deverá ser colocada uma cadeira de assento invertido num lugar equipado com airbag visto existir um perigo real de morte.

Comentários

Airbags e Crianças Não Combinam… | Para Pais.