Água-do-mar



É água e sal… teoricamente, porque há que juntar tudo o que o homem lhe adicionou e a que globalmente se chama «poluição».

As águas portuguesas são, ainda assim, das mais limpas. Se escolherem uma praia de «bandeira azul» as probabilidades de a água ser limpa são maiores, embora não seja uma garantia total pois as análises só são feitas em amostras recolhidas episodicamente

Segundo aspecto, a temperatura: há praias de água mais fria e praias de água mais quente. O Algarve é, em média, mais quente mas, por outro lado, as ondas da costa ocidental ajudam a suportar melhor a temperatura inferior. Os mais pequeninos podem ter frio e isso ser causa suficiente para não quererem tomar banho. Para além disso, as ondas e o seu barulho e movimento de «engolir» também os podem assustar.

Terceiro aspecto: a segurança. Há águas mais agitadas e outras menos, há umas com correntes e outras mais mansas. E nem sempre o que parece é – as águas traiçoeiras são as piores. Informem-se sobre o tipo de água que vos espera – aos leitores e às vossas crianças. O nadador-salvador pode-
rá esclarecer-vos, sim, porque com toda a certeza irão frequentar uma praia vigiada e terão uma conversa inicial com ele, não é?

Comentários

Água-do-mar | Para Pais.