Agitação do fim do dia



Muitos pais referem que, por volta das 3 semanas de vida, o bebé começa a ficar muito agitado, o corpo contorce-se, arrota várias vezes, fica encarnado, o choro é de irritação e chega a ficar inconsolável.
Depois adormece, às vezes ao fim de muito tempo, e até parece dormir melhor.
Quando este fenómeno não corresponde a fome ou desconforto toda a postura do bebé é muito diferente, deve-se deixar chorar, no máximo 10-15 minutos, estando ao pé dele, consolando-o, mas deixando-o descarregar o stresse que acumulou. Depois fica tranquilo, calmo, sossegado e dorme «que nem um justo».
Aos 3 meses já se estabeleceu, na maioria das crianças, um esquema de dia-noite: a criança passa mais tempo acordada de dia do que durante a noite, embora possa ainda acordar (ou «dar sinal») quatro a
cinco vezes em cada noite.

Por volta dos 4 meses, a maioria dos bebés já tem os sistemas de regulação do açúcar (sobretudo o fígado) e o sistema nervoso suficientemente amadurecidos para conseguir dormir 8 horas seguidas.
Sem necessidade de alimentar. Nesta idade os bebés dormem cerca de 10 a 11 horas e podem acordar uma ou duas vezes. De dia dormem mais 4 ou 5, eventualmente repartidas por duas sestas.

Como se refere mais pormenorizadamente noutro local deste livro, os bebés passam, de quando em quando, pelos chamados pontos de referência são os momentos em que o desenvolvimento se acelera num determinado campo, como a locomoção, a fala, seja o que for, ficando perturbadas outras funções, como a alimentação ou o sono. O sono é um dos dossiês que mais sofre quando o bebé está ocupado com outros. A interrupção destas atividades está a mamar e distrai-se com tudo, acorda frequentemente e «dá fé de tudo», tendo dificuldade em readormecer, causam algum stresse nos pais.

Por volta dos 6 meses, a maioria das crianças dorme uma média de 15 horas, com uma divisão já muito clara entre a dia e a noite. Resultado: antes dos 6 meses é melhor não pensar que o vosso «dorme mal»… ele é assim mesmo…

Comentários

Agitação do fim do dia | Para Pais.