Açucar e Mel



O açúcar só serve para fornecer calorias.

Em boa regra, os produtos com sacarose só deveriam ser comidos quando fosse preciso uma reposição energética rápida, o que não acontece nas crianças desta idade, pois não têm aulas de desporto intenso nem fazem exercícios intelectuais pesados

O significado dos doces ultrapassa os aspetos meramente alimentares – recompensa, festa, apreciação positiva. Contudo, temos de fazer todos – pais, educadores, família, sociedade em geral – um grande esforço para diminuir o consumo de doces e de açúcar.

Não há qualquer razão para adicionar açúcar aos alimentos. As crianças habituam-se ao sabor do que comem e não têm «fome» de doces, a menos que estejam numa situação de hipoglicemia. Será exagerado dizer que o açúcar é um veneno, mas se pusermos aspas na palavra já estamos a dizer uma verdade. É neste grupo etário que se estabelecem hábitos e se faz a prevenção. Mesmo que se arranjem alguns conflitos, vale a pena, se pensarmos no futuro dos nossos filhos. E nunca se deve fazer uma restrição total, evidentemente, apenas uma racionalização do consumo. Não levar doces para a escola, por exemplo quando há aniversários, poderá ser um bom exercício.

Comentários

Açucar e Mel | Para Pais.