A saliva – elemento essencial



Quanto mais mastigarmos, mais prepararemos os alimentos para as fases seguintes, não sobrecarregando os órgãos que vêm a seguir na lista da digestão. Por outro lado, mastigar calmamente (pelo menos 30 vezes cada garfada, utilizando todos os dentes e não apenas um lado da boca) é uma das maneiras de combater o stresse, porque obriga a «parar o tempo» e a não alinharmos no «engole-engole» para ir . A saliva é alcalina. Misturada com a comida, ela vai entrar no corpo e torná-la menos ácida, o que tem muitas vantagens em relação à manutenção da integridade das células e dos órgãos em geral. É sabido, também, que os dentes e as gengivas ficam mais fortes se o meio for alcalino, mas o facto de «trabalharem» mais, também os estimula e faz com que fiquem mais fortes, já sem esquecer o facto de os movimentos da língua serem mais e ajudarem a limpar os restos que ficam pegados aos dentes e que seriam, se lá ficassem, ótimos substratos para as bactérias causadoras de cárie se estabelecerem.
Coordenar a deglutição com a respiração é complicado.

Quando uma criança ainda tem imaturidade, está excitada e quer falar, comer e respirar ao mesmo tempo, se é glutão ou se os alimentos têm características especiais que ajudam a essa «confusão de percursos», pode acontecer um engasgamento, com passagem da comida para a árvore respiratória e perigo de asfixia.

É importante ensinar uma criança a comer lentamente, e a falar apenas depois de engolir os alimentos, com a boca vazia. O «não se fala com a boca cheia», mais do que estético tem a ver com a segurança.

Por outro lado, ter o nariz bem limpo ajuda a respirar melhor, sem que tenha de ser a boca o agente de mastigação, deglutição e respiração.

Finalmente, há alimentos que são muito propícios ao engasgamento: é o caso dos frutos secos (pinhões, avelãs, nozes, passas), caramelos, pastilhas, pedaços de gelo (que as crianças adoram mastigar. Pela sensação ambígua do frio), presunto e outras carnes com gordura, pipocas, cenoura curva, ervilhas e uvas, entre outras. No fundo, tudo o que seja escorregadio, que tenha óleo ou que deslize facilmente acaba por ser mais perigoso.

Comentários

A saliva – elemento essencial | Para Pais.