A minha companheira está tão obcecada com os germes que não quer visitar a minha irmã que não é tão cuidadosa com a casa. Que posso fazer?



Eu entendo a preocupação da sua companheira por causa do bebé, pois há uma grande consciencialização pública sobre as bactérias e os germes e somos constantemente bombardeados pelos media com informações sobre produtos para destruir germes como desinfetantes e detergentes. Contudo, se criarmos um ambiente demasiado esterilizado, também estaremos a matar bactérias boas que na realidade nos podem ajudar. Também, a exposição aos micróbios e ser-se infetado por alguns deles fortalece o sistema imunitário natural do corpo contra as alergias. Um sistema imunitário que tenha pouca exposição aos germes tem mais hipóteses de ver a poeira e o pólen como invasores perigosos e de desenvolver asma e alergias.

Os bebés começam a preparar-se para os germes que irão encontrar ao nascer quando ainda estão no útero pois, embora a placenta atue como um filtro, deixa passar através dela pequenas quantidades de alergéneos e micróbios. Julga-se que, pelos três anos, o corpo de uma criança aprendeu tudo o que necessita para lutar contra os germes. Contudo, é aconselhável tentar manter os bebés recém-nascidos longe de pessoas com constipações, pois os bebés muito pequenos têm dificuldade em respirar pela boca, e se tiverem mucosidades no nariz, isso irá tapá-lo. Amamentar fornece aos bebés alguma imunidade contra infeções.

Os bebés continuarão a estar em contacto com os germes apesar dos esforços dos pais para os evitar e, na realidade, não é possível nem desejável viver num mundo sem germes. Assim, tente acalmar a sua companheira: mesmo que a sua irmã não seja uma dona de casa tão cuidadosa, visitá-la não irá prejudicar o bebé. Deve, contudo, lavar sempre as mãos. A maior parte das infeções espalha-se através das mãos, pois muitas pessoas não têm uma boa técnica para lavar as mãos.

Antes de preparar um biberão para um bebé, ou qualquer alimento, deve lavar as mãos com todo o cuidado.

Comentários

A minha companheira está tão obcecada com os germes que não quer visitar a minha irmã que não é tão cuidadosa com a casa. Que posso fazer? | Para Pais.