A Fimose Fisiológica



A pilinha, na maioria dos recém-nascidos está apertada (chamada «fimose fisiológica»). Apenas em 4% dos recém-nascidos se consegue puxar totalmente a pele para trás, número esse que sobe para 25% aos 6 meses e 50% ao ano.

As vezes a abertura é tão apertada que até custa pensar como é que conseguem fazer xixi. Mas conseguem, em jato, e atingem toda a gente em redor, com essas «armas biológicas de longo alcance».
Com o decorrer dos meses a fimose começa a desaparecer, e na maioria dos casos, com alguma ajuda por parte dos pais, a pilinha abre-se e «tudo fica como deve ser».

De qualquer forma, por indicações médicas (salvo raras exceções, que são as crianças que fazem muitas infeções urinárias ou que não conseguem fazer adequadamente xixi), a intervenção cirúrgica só está indicada após os três anos de idade, depois de o bebé deixar totalmente de usar fraldas.

O que se aconselha, na maioria dos casos, é não fazer nada até cerca dos 8-9 meses, e aí, devagarinho, começar a puxar, mas sempre até ao limite.

Comentários

A Fimose Fisiológica | Para Pais.