A carne



A carne – juntamente com o peixe, ovos e mariscos – representa, fundamentalmente, uma fonte de proteínas de alto valor biológico, ou seja, com grande valor nutricional, garantindo que a criança tem os aminoácidos essenciais para o seu crescimento, e de ferro (de fácil absorção), zinco e vitamina B12, elementos muito importantes para todos os sistemas do organismo, como o sangue ou o sistema imunológico. É por isso que a carne é dos produtos mais caros.

Todavia, os seres humanos nunca foram animais que comessem muita carne. Por um lado porque não têm massas musculares muito desenvolvidas (pelo menos em comparação com outros mamíferos), por outro porque as proteínas da carne, apesar de serem de grande qualidade, têm um potencial de lesar os rins, se em grande quantidade.

Digamos que, salvo desportistas de alta competição, o que não é o caso das crianças desta idade, as quantidades de carne devem ser pequenas, mesmo muito pequenas – vinte gramas por dia (uma almôndega) chegarão. Em qualquer destas idades, se na outra refeição se der peixe ou ovo.

Quando se come carne, a pessoa sente-se «bem», às vezes até mesmo «enfartada», com a sensação de que os alimentos estão no estômago mais tempo do que, por exemplo, quando se come peixe, mesmo que cozinhados da mesma maneira. Mas, na realidade, a qualidade proteica é muito semelhante, tratando-se, em ambos os casos, de proteínas de «alto valor biológico», apesar de o peixe ter um pouco mais de água do que a carne.

A carne tem mais gordura, mas, além da quantidade, é importante ter em conta outras diferenças, já que nas carnes predominam os ácidos gordos saturados, os quais estão praticamente ausentes no peixe – este tem uma razoável quantidade de ácidos gordos polinsaturados (ómega 3), característicos das gorduras marinhas, e que têm um fator protetor relativamente às doenças cardiovasculares. A gordura de peixe é, assim, muito melhor para a saúde do que a de carne.

As crianças até aos 3-4 anos gostam geralmente mais de carne do que peixe, não por causa do sabor, mas pelo aspeto, textura e cheiro.

Comentários

A carne | Para Pais.